Wednesday, February 21, 2007

SÉRIE: OS 20 LUGARES MAIS REMOTOS DO PLANETA. CAPÍTULO I – COSTA DO ESQUELETO/NAMÍBIA


A partir deste post, darei início a uma série chamada “Os 20 lugares mais remotos do Planeta”. Hoje iniciamos com a Costa do Esqueleto, localizada no litoral da Namíbia, no continente Africano.

James Hilton, na sua novela "Horizontes Perdidos", fala de Shangri-La, um lugar situado nas montanhas do Himalaya, onde há panoramas maravilhosos e onde o tempo parece deter-se em ambiente de paz e felicidade. Sua novela inspirou a sociedade do seu tempo e deu origem ao mito. Sonhadores, aventureiros e também exploradores tentaram em vão encontrar aquele paraíso perdido. A moda orientalista do ocidente inspirou-se nesse mito, e o nome do Shangri-La foi dado a lugares quase inalcançáveis, onde encontramos poucas ou nenhuma pegada humana. Muitos países, por interesse comercial e turístico, alegam ter em sua geografia o mítico lugar inspirador de Shangri-La.

Suponhamos que você tenha sobrevivido a um naufrágio na Costa do Esqueleto. Seu barco foi arremessado pelas águas do Oceano Atlântico contra o litoral da Namíbia e só você pôde sair vivo. Golpe de sorte? Nem tanto. Centenas de náufragos já acreditaram estar salvos quando puseram os pés em terra firme, só para depois descobrir a morte lenta que os aguardava no Deserto de Namib, uma terra inóspita que se esparrama por1 600 quilômetros ao longo da costa sudoeste da África. É esse vasto cemitério de homens e navios que você terá que enfrentar se quiser sair dali com vida. O mar de dunas, a névoa desorientadora, a falta de água, os horizontes intermináveis e os leões estão à sua espera. Do mar, você está a salvo. Agora é preciso sobreviver ao deserto.

Se você quiser escapar vivo da Costa do Esqueleto, a pior idéia que pode lhe surgir é caminhar terra adentro. O Deserto de Namib ocupa uma faixa litorânea que chega a até 50 quilômetros de largura. Você simplesmente andará por dias e dias sobre as dunas sem ver nem um fiapo de água. Se você tiver a boa fortuna de sair do deserto, ainda terá à sua frente uma vasta região semi-árida e montanhosa, igualmente remota e hostil. Em abril do ano passado, um casal de turistas holandeses ficou sem gasolina numa estrada vicinal em pleno semi-árido namibiano. Foram encontrados apenas duas semanas depois. O homem estava morto.

A maioria dos navios encalhados na praia já está corroída pelo mar, mas ainda se pode encontrar os resquícios dos naufrágios mais recentes, alguns com menos de 30 anos. Um dos mais dramáticos aconteceu em 1942. Numa noite chuvosa, o navio britânico Dunedin Star encalhou e 63 passageiros vieram parar numa praia remota do extremo norte da Costa do Esqueleto. Sobreviveram por 26 dias recebendo comida de bombardeiros que sobrevoavam a área. Um desses aviões, por azar, acabou caindo no oceano, mas seus ocupantes milagrosamente saíram vivos. E um barco de resgate, por azar ainda maior, também naufragou. Dois dos tripulantes morreram.

Para chegar à Costa do Esqueleto com segurança você pode fazer como milhares de turistas por ano: pegar um aviãozinho Cessna na capital, Windhoek, e voar até um acampamento estrategicamente localizado no meio do deserto e dotado de uma infra-estrutura razoável ou então dirigir mais de 300 km de Windhoek até Swakopmund, no litoral, e então mais 70 km de asfalto até Hentiesbaai. Depois, há apenas uma longa estrada de areia de 250 km até o último posto de abastecimento, em Torrabaai.A Costa do Esqueleto, felizmente, não é mais o pesadelo dos antigos navegantes, embora seja um lugar hostil onde ainda é possível morrer, como foi o caso dos turistas holandeses - desde, é claro, que você não tome as devidas precauções. Mesmo assim, caso você se perca e comece a ver elefantes caminhando sobre dunas, besouros plantando bananeira e leões caçando focas, é sinal de que tudo ainda está bem. Isso não são alucinações. É apenas a Costa do Esqueleto revelando seus segredos.

1 Comments:

Blogger Tatiana said...

Olá,
Estava eu voltando de uma viagem que categoricamente achava que era a mais exótica, deparei-me no avião com uma revista e que lá estava o endereço de seu blog, portanto amigo, obrigada por esse prazer q estou tendo em visitar seu blog...
Minha viagem foi: Peru(Machu Picchu dentre outros lugares)

3:02 PM  

Post a Comment

<< Home