Wednesday, March 14, 2007

LINHAS DE NAZCA, O LADO FANTÁSTICO DE UM PAÍS CHEIO DE MISTÉRIOS ALÉM DA IMAGINAÇÃO: O PERU


O Peru abriga um dos maiores mistérios do mundo: As famosas Linhas de Nazca, situadas próximo à costa, são desenhos que só podem ser vistos do alto, em pequenos aviões. Observados do chão não passam de sulcos no solo macio e arenoso de um deserto sem areia. São classificados em cinco tipos de marcação: linhas retas, figuras geométricas, desenhos de animais e vegetais, montes de pedras de vários tipos e figuras nas encostas íngremes das colinas. Escavados entre os anos de 900 a.C. e o de 600d.C., os desenhos guardam dois enigmas. O primeiro é: como foram parar lá. O segundo: que serventia teria ao homem num tempo em que nem se imaginava em voar para vê-las na sua magnitude. Como sempre ocorre quando a humanidade se vê diante de algo que não sabe explicar, muitos atribuem as Linhas de Nazca à intervenção extraterrestre. Seja como for, não será agora que este mistério será esclarecido e, como se sabe, mistérios costumam tornar as coisas mais interessantes.

Não foi se não na década de vinte que pilotos peruanos, que sobrevoavam a região, alertaram sobre as enigmáticas figuras. A partir de 1926, os primeiros mapas e estudos sobre a região de Nazca começaram a surgir, assim como toda a sorte de explicações.

Se Nazca era um campo de aviação alienígena, era muito confuso, consistindo de gigantescas figuras de lagartos, aranhas, macacos, lhamas, pássaros, etc. Para não mencionar linhas em ziguezague e desenhos geométricos. Também é muito amável da parte desses ET´s representarem plantas e animais de interesse para os locais, mesmo tornando a navegação mais difícil do que se usassem uma pista reta. Também devia ter muito movimento para precisar de 37 milhas de comprimento. Contudo, não é muito provável que naves aterrassem na área sem alterar os desenhos do solo. Ora, tais alterações não existem.

Em 1968, um polêmico livro transformou a cidade de Nazca num centro de peregrinação de esotéricos. Erich von Däniken, Suíço e gerente de um hotel nos Alpes, publicou o livro "Eram os Deuses Astronautas?". Em seu livro, Erich relaciona uma série de mistérios do passado à presença de extraterrestres entre as civilizações antigas. Uma página e meia é dedicada a Nazca e fez com que a cidade entrasse nos roteiros turísticos de milhares de visitantes do mundo todo. O fato é que tendo sido feitos para extraterrestres ou não, nada explica até agora, o fato de certas imagens de centenas de metros terem sido feitas de modo que só pudessem ser vistas ou identificadas do alto. Como em todos os mistérios sem explicação, há diversas teorias a seu respeito. Uma delas dispõe que as imagens ou figuras geométricas seriam um gigante método de predição astronômica. A maior defensora desta idéia é a matemática alemã Maria Reiche.De acordo com Maria Reiche, que dedicou 40 anos de sua carreira ao estudo, limpeza e conservação das linhas - as figuras constituiriam solstícios, posição e mudanças das estrelas. Sua teoria foi corroborada pelo astrônomo peruano Luis Mazzoti que diz que Nazca nada mais é que um complexo "mapa estelar", com a configuração das constelações assim como eram vistas naquelas latitudes há aproximadamente 1500 anos atrás. No entanto, o que dizer das "linhas", "pistas" e demais formas geométricas?Teorias recentes dos astrônomos e antropólogos norte americanos Anthony Aveni, Gary Urton e Persis Clarkson dizem que as linhas retas mais longas teriam uma conexão com lugares sagrados, uma espécie de caminho que os peregrinos deveriam percorrer.
Nazca é uma pequena cidade de 30.000 habitantes e está localizada a 450 km ao sul de Lima, capital do Peru. De ônibus são 8 horas de viagem e custa meros US$ 6,00. As linhas podem ser vistas com maior precisão a partir de um vôo de um pequeno avião (3 passageiros por vez), a partir do aeroporto de Nazca com duração de 30 minutos custa US$ 35,00. Existem muitos aviões apropriados para um sobrevôo e não precisa se preocupar quanto a possibilidade de faltar ingresso. No vôo de 30 minutos o piloto mostra os 13 desenhos gigantes, tanto para os passageiros da direita como da esquerda.

Recomendo não tomar o café da manhã antes do vôo, pois a possibilidade de enjôo é muito grande. Curta apenas as linhas, digerindo toda a literatura e informações que você terá absorvido antes de realizá-lo, tendo em mente que você poderá estar sendo testemunha de algo fugidio a realidade humana.

1 Comments:

Blogger Tatiana said...

Até hoje eu não sei do que mais chorava: se era no instante de uma conversa cultural com peruanos ou se era da beleza e magnitude de cada ponto visitado!
Realmente ainda não sei...tudo é muito perfeito! Claro que não descarto a pobreza, essa que consome nossos olhos e devora quem a tem! Mas é questão cultural, Francisco Pizarro e sua tropa...Enfim
Parabéns

12:13 PM  

Post a Comment

<< Home