Saturday, March 03, 2007

SÉRIE: OS 20 LUGARES MAIS REMOTOS DO PLANETA. CAPÍTULO III – MONTANHAS ALTAI/MONGÓLIA



Quando o território da Mongólia atinge o seu extremo oeste, perto da fronteira com a Rússia e a China, as estepes áridas e monocromáticas que cobrem quase todo o país subitamente se transformam em vastas planícies esverdeadas. Acima delas, o imponente Maçico de Altai, um dos grupos de montanhas mais inacessíveis do mundo. É lá que fica o ponto mais alto da Mongólia, na verdade cinco picos nevados que ganharam o nome de Tavan Bogd ("Cinco Deuses"). Quem domina essas planícies são os cazaques, um povo nômade cuja principal atividade é criar cabras e iaques, mais conhecidos como boi-cavalo, uma espécie de boi selvagem asiático. Uma curiosidade sobre os iaques, é que suas fezes são usadas como carvão para cozinhar em algumas comunidades chinesas, pois no inverno as temperaturas chegam a -40° e é o único combustível existente com "fartura".
Pontuando a região com suas casas tradicionais, os gers, volta e meia os cazaques podem ser vistos cavalgando pelos campos. Geralmente com uma águia na mão, especialmente treinada para caçar com seus olhos aguçados na vastidão dessas montanhas.
A Mongólia é o país Asiático mais isolado do mundo. Uma porção de terra situada entre os Montes Altai e o Rio Amur, sendo delimitada ao sul pelo Deserto do Gobi. Este país, foi, outrora, o coração de um império que dominou a Ásia e fez tremer a Europa. O segredo deste domínio está em tribos dispersas pela estepe mongol, unificadas sob a égide de um chefe (Gengis Khan) e, a mercê da mentalidade guerreira e desapiedada com que tratavam os outros povos. Gengis Khan nasceu cercado de lendas xamânicas sobre a vinda de um lobo cinzento que devoraria toda a Terra. Ainda jovem, enfrentou a rejeição de sua família por seu próprio clã, mas voltaria para conquistar sua liderança, vencer seus rivais de clãs distintos e unificar os povos mongóis sob seu comando. Estrategista brilhante, com hábeis arqueiros montados à sua disposição, venceria a Grande Muralha da China e conquistaria aquele país e estenderia seu império em direção ao oeste e ao sul. Genghis morreria antes de ver seu império alcançar sua extensão máxima, mas todos os líderes mongóis posteriores associariam sua própria glória às conquistas de Genghis Khan, que foi o comandante militar mais bem sucedido da história da humanidade.
A Mongólia atrai muitos caçadores estrangeiros em busca de animais de pele nobre. A base da economia é a agricultura e a criação de gado. Sua lã de cashmere também é conhecida pela excelente qualidade.
No Tibet as pessoas acreditam que a Terra possua porções ocas no seu interior, e além das duas passagens conhecidas para o oco da Terra (as aberturas polares, norte e sul), existe supostamente uma terceira situada nas Montanhas Altai. Nicholas Roerich, por exemplo, em seu livro “Shamballa”, escreveu a respeito de suas viagens pelo Tibete na década de 20, quando andou pela Passagem de Karakorum nas montanhas Altai. Foram-lhe mostradas cavernas fechadas por grandes pedras roladas. Ele escreveu que teria passado por cima daquilo que parecia serem áreas ocas devido aos ecos dos cascos dos cavalos. Escreveu também a respeito da lembrança recorrente da Terra oca nas mentes coletivas do povo do Tibete.

As Montanhas Altai estão localizadas a 1.500 quilômetros a oeste de Ulan Bator, capital da Mongólia e apenas três vôos por semana ligam Ulan Bator e Olgii, cidade mais importante da região. Para chegar ao Parque Nacional de Tavan Bogd, é preciso rodar 200 quilômetros de jipe.

Muitos aventureiros se perdem todos os anos realizando trekkings no maciço de Altai. Carregam todos os apetrechos que julgam ser indispensáveis para a sua segurança, mas esquecem de um detalhe. O maciço é composto em sua maioria por rocha magnética que inutiliza o trabalho das bússolas. Você já viu uma bússola dançar?

Uma lenda recente e recorrente na região é que até a década de oitenta, diziam que ali viviam homens de Neanderthal, mas nunca houve provas a respeito. É claro que existem aqueles que juram ter visto este antepassado distante do homem atual vagando solitário nas estepes Mongóis. Espero que lhe tenha aguçado o apetite para visitar as Montanhas Altai e descobrir porque os lugares mais inacessíveis também são os mais mágicos.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Opa,
Já sei seu nome, agora fica mais fácil o convivio intelecto...
Suportei com ar de poder o comentário que escreveste pra mim... não esperava tanto por tão pouco percorrido em meu blog...
Valeu!

8:33 AM  
Blogger Tatiana said...

Ei!
Estava aqui a escrever ou melhor, desorganizar palavras no meu blog, dessa vez falando sobre a Mulher (pode ir lá, deixar sua indagação, quem sabe uma indignação)e resolvi, então, bisbilhotar por aqui que gosto muito...
Penso, pensei... pq não pedir um post sobre Peru (minha última viagem) Machu Picchu, Cusco... Até me ajudaria a formular o concreto do real no meu mundinho imaginário, falarei de minha viagem no blog...
Valeu
Beijos

8:25 PM  

Post a Comment

<< Home