Thursday, April 12, 2007

SÉRIE: OS 20 LUGARES MAIS REMOTOS DO PLANETA. CAPÍTULO V – PARQUE NACIONAL SERRA DO DIVISOR / ACRE / BRASIL


No extremo noroeste do país, existe uma área da floresta amazônica que o homem ainda nem conseguiu tocar. A própria natureza criou barreiras que dificultam o acesso e assim ela se mantém protegida. Seus ecossistemas intocados fazem dela uma importante região que precisa continuar preservada, na última porção dentro do território brasileiro antes da fronteira com o Peru. O Parque Nacional da Serra do Divisor foi criado em 1989, durante o governo Sarney, em um contexto de pressão internacional de ambientalistas e defensores dos povos da floresta. Seus 843.000 hectares protegem a parte mais ocidental da Amazônia.

O clima da região é tropical, quente e úmido, com temperatura média anual de 24°C. Os meses mais secos são agosto e setembro. Os ecossistemas encontrados no parque ainda não foram alterados pelo homem. O nome Divisor é pelo fato da localização do parque, no trecho que divide as águas entre as bacias hidrográficas do Vale do Médio Rio Ucayali (Peru) e do Alto Rio Juruá. As serras apresentam regiões alagadas, igapós, igarapés e lagos fluviais. A fauna local apresenta, segundo alguns estudos, cerca de 30 espécies ameaçadas, além de 485 espécies diferentes de pássaros.

O parque não está aberto à visitação, principalmente pela difícil localização. Para quem tiver coragem de se aventurar, uma das atrações é o Rio Moa (foto), navegável quase o ano todo. Na época das vazantes, surgem trechos de corredeiras propícios para a prática de esportes de aventura. A própria floresta Amazônica é o maior atrativo e esconde animais, plantas e igarapés para um banho refrescante.

É o Turismo do Futuro. As pessoas estão cansadas de viajar para os mesmos cenários e os elementos fortes do atavismo as conduzem para os santuários ecológicos e parques nacionais. O Brasil pode ser, em curto prazo de tempo, a maior atração mundial neste segmento, é só investir em divulgação no exterior. O Estado do Acre apresenta atrativos para desenvolver o Ecoturismo, tendo em vista a existência de rios piscosos e as belezas naturais da Amazônia. O Serra do Divisor é o 4º maior parque nacional do Brasil.

Ali estão guardados vários tesouros naturais brasileiros. No interior do Parque, à margem direita do Rio Moa, habita a população indígena Nukini. Há também registros da existência de fósseis às margens do Rio Juruá.

O parque não possui infra-estrutura. A cidade mais próxima, Cruzeiro do Sul, está a dois dias de barco, possuindo hotéis e restaurantes. Partindo da capital Rio Branco até Cruzeiro do Sul, o acesso é aéreo. De Cruzeiro do Sul até a reserva deve-se pegar o Rio Moa, que tem um percurso que tem duração de seis horas . Nos períodos de seca, esse tempo pode chegar a quatro dias.

As principais atrações do Parque são, o Rio Moa, situado entre os afluentes do Rio Juruá, desenvolve um traçado de curvas cheias de meandros. Sua cabeceira fica a Oeste da Serra do Divisor, seguindo a direção SE/NE até seu sopé ocidental, quando recebe o Igarapé Ramon. Após a confluência com o Igarapé Pedernal, forma um cânion de excepcional beleza. No período das secas, surgem trechos com corredeiras e cachoeiras. Também destaco a Trilha do Mirante que começa no cânion, às margens do rio Moa, e sobe o Morro Queimado até uma pequena área descampada, com aproximadamente 472 metros de altitude, chamada de Mirante. A vista dali de cima é de tirar o fôlego. O Buraco da Central foi aberto pela Petrobrás durante os trabalhos de prospecção de petróleo na área da serra, em 1930. Medindo aproximadamente 1 metro de diâmetro, jorra água sulfurosa e de temperatura um pouco mais alta que a do rio Moa. No encontro das águas sulfurosas com o rio, uma nuvem de vapor sobe pelo ar. O Cânion do Rio Moa está localizado no pé da Serra da Jaquirana. É, na verdade, um vale encaixado por onde passa o rio, formando paredões de inclinação de 45º a 90º, cobertos de vegetação.

Aos amantes da natureza inexplorada ou apenas para aqueles que querem carimbar no currículo de viajante uma exótica expedição em território nacional, uma dica: Vá antes que descubram este paraíso.

1 Comments:

Blogger Tatiana said...

Esse: que definitivamente entrou na minha lista dos desejos. Esse: que orgulhosamente entrou como "um dos lugares mais remotos do planeta".
Esse abençoado lugar está aqui, e já quero estar lá pra valer!
Gracias por tu informacion!!!!!

10:22 PM  

Post a Comment

<< Home